terça-feira, agosto 01, 2006

Aqui no Brasil, está acontecendo um fenômeno que expôs pra mim o quanto esse país é grande, contraditório e cheio de Sotaques.

A massa de ar Polar.. (link via Ticcia)

O Brasil é um país GRANDE. Alto e de ombros largos.

Então, enquanto eu, no estado do Amazonas, moro apenas três graus ao sul do Equador, o Arno, em Santa Catarina, está apenas cinco graus ao Sul do Trópico de Capricórnio.



Aqui em Manaus, faz trinta e dois graus às seis e meia da manhã nas áreas centrais da cidade. Quase todos os dias, de todos os meses do ano.

Aqui em Manaus, enquanto neva nos Estados Unidos e Europa, chove, chove, chove, chove, quase todo dia, duas ou três vezes por dia. Chuva pesada e molhada, com gotas calibre 38 (by Policarpe).

Quando a chuva passa, o calor piora. Sobe vapor do asfalto.

Em Manaus raramente venta.

Pra completar, Manaus é uma cidade pouco arborizada e com excesso de veículos.

Em suma: MANAUS É QUENTE.

Quando é verão no Sul-Sudeste, e no Jornal Hoje passam reportagens sobre a moda verão, e o que fazer na praia, em Manaus se usa guarda-chuva.

Quando é inverno no Sul-Sudeste, e nas festas juninas paulistas as pessoas bebem quentão, e as filiais da Zoomp em Manaus exibem vitrines com pulôveres de tricô de lã grossa, botas de couro, golas rulê, o amazonense passa em frente se abanando e rindo do manequim, que deve estar se sentindo deslocado.

Então, agora, em Manaus, estamos na escalada do verão. Todos os dias começam cedo. Seis e meia da noite e o sol ainda está pensando em se pôr. Dias longos e escaldantes, noites curtas e abafadas. Estrelas no céu. Nuvens branquinhas em uma imensidão azul.

Eu ficando com os pés bronzeados, com a marca das tiras da sandália. O braço esquerdo da minha mãe mais moreno que o direito. A grama dos canteiros centrais ficando marrom.

Estamos no verão amazônico. Trinta e nove graus ao meio dia. Sensação térmica de duzentos.

E aí, vem a massa de ar polar.

Domingo, eu saí de casa às quatro da tarde, para o ensaio do grupo de teatro. Tava chovendo CONTÊINERES (se escreve assim?). Na parada de ônibus, água por cima, água por baixo, água descendo a ladeira e formando riozinhos.Pessoas abraçando a si mesmas, com frio. O relógio do tempo afirma: 24º. "Ai que frio!" A Djalma Batista (artéria de Manaus) estava com a água dando na canela. E descendo ladeira. Uma chuva gelada, com vento frio, visibilidade distorcida. A chuva começou às quatro, e quando voltei pra casa, às dez, ela não havia parado, apenas diminuído.

Comentário da cobradora do ônibus: "Isso é a massa de ar polar, né? Vai ter friagem semana que vem." E eu: "Vai fazer quinze graus em Rondônia!" E a cobradora: "É o fim do mundo...!"

Ontem vim trabalhar usando casaco.Temperatura: vinte e seis graus. Vento. Chuva. Sinto frio nas mãos.

Todo mundo aqui em Manaus tem problemas com frio e chuva. Simplesmente porque ninguém tem ROUPA pra sair na rua e permanecer elegante e aquecido. NINGUÉM. Os casacos que eu tenho, são pra usar dentro de avião. Ou em ambientes com ar-condicionado central (quase uma regra aqui na cidade). Nas sapatarias de Manaus, não se encontram sapatos fechados à venda (salvo tênis e sapatos sociais). Nos pés dos manauaras, apenas sandálias.

E a noite de domingo fica cinzenta, as crianças ficam resfriadas, tossindo. Quando o dia amanhece, eu levo o lençol junto comigo pra escovar os dentes na pia. Os colegas de trabalho comentam: "Lá em casa dormimos SEM VENTILADOR! SEM VEN-TI-LA-DOR!" E nós todos entendemos, sem ventilador, que absurdo. Eu, que moro em apartamento, tive de fechar a janela, pois minha mãe espirrava sem parar. FECHAR A JANELA, E NÃO LIGAR O AR-CONDICIONADO? O mundo virou de pernas pro ar.

Vejo o jornal da manhã na TV. Sinto pena dos moradores do interior do Acre, onde houve mínimas de quinze graus. As casas de madeira cheias de frestas não são feitas pra isso. Uma criança morreu - e não quero acreditar que foi de frio. Uma mãe chora, dizendo que acendeu um braseiro dentro de casa, e as crianças eram muitas, o calor insuficiente.

Quinze graus. Quando eu fui pra Brasília, fazia quinze graus e o manobrista do hotel estava sem camisa, cantarolando. Quinze graus no Acre é prenúncio de sofrimento.

E aí, no Bom Dia Brasil, passa uma reportagem dizendo sobre como os moradores da Serra Gaúcha estão felizes. Passa uma árvore congelada, uma escultura de gelo na cidade de São Joaquim, e as pessoas comemorando, meninos de olhos claros e casacos de capuz correndo na calçada, um banco de uma praça congelado. Seis graus negativos, e uma jovem mamãe com um sotaque gaúcho que era quase um espanhol, carregando uma garotinha de bochechas cor de rosa e imensos olhos verdes, fala sorrindo pra câmera:

- Ela estreou o enxoval de inverno. Gorro, luvinha, casaquinho, manta de lã...ATÉ QUE ENFIM!

Eu até aceito. Mas, positivamente, não consigo compreender o tamanho do Brasil.

Lá fora, enquanto escrevo esse post, uma imensa nuvem preta de chuva se forma. Os guardas da guarita esfregam as mãos, por causa do vento. Deve estar fazendo vinte e sete graus ou mais.

Frio e calor são coisas culturais. Eu sinto frio quando o termômetro marca 25º. E o Arno?

12 Comentários:

Blogger Mamy falou...

Frio com 25°?!?!? Ah, não... Hoje fez essa temperatura aqui em Resende e a gente deu graças a Deus que o tempo esquentou!!!

1/8/06 5:52 PM  
Blogger Bodas falou...

Em Minas se faz bastante frio!
Principalmente no sul de minas, onde fica Poços...
Lá é normal no inverno todas as noites o termômetro ficar no 0 Graus.
Calor de “Rachar Mamona” é 28 Graus, 32 é o mais quente que eu já vi em Poços!
Já em Sampa que é onde moro hoje é mais quente e isso me faz mal as vezes...
Muito quente e seco! Bem o oposto de Poços.
Mas realmente é impressionante o tamanho do Brasil!

2/8/06 10:27 AM  
Anonymous Marilia falou...

O Brasil é imenso mesmo! Calor e frio é costume... Também vim de Poços... lá é bem mais frio... durante o dia, acho bem parecido com Sampa, mas durante a noite.. brrr... Agora que moro em Sampa, estranho o clima de Poços quando vou pra lá... acho frio! Acho aqui frio no inverno! Mas não suportaria viver em um lugar que fizesse mais de 30 graus todo dia...

5/8/06 1:54 PM  
Blogger Tamia falou...

Por aqui não é assim! Temos as quatro estações e de cidade para cidade a temperatura varia, mas não tanto!
Agora o país está acima dos 35º, aqui onde estou estão 37/36, mas na minha cidade à volta dos 40º!
25º é bom, é ameno! :)

9/8/06 8:28 AM  
Anonymous Anônimo falou...

Keep up the good work » »

24/4/07 8:55 AM  
Anonymous Anônimo falou...

Pois é né.. bah frio com 25°C?? aqui em Porto Alegre ja tava todo mundo se arrumando, colocando as coisas no carro e partindo pro litoral \o/!!
na real nem gosto muito de verão, acima de 33,35° eu ja passo mal...
mas é óóóótimo acordar no domingo, la pelas 9hs, e ver q ta fazendo 4, 5 graus, e a sensação termica, esta de menos 7 e virar para o lado, e dormir denovo na cama q estara beeeeem quente, auheuaheuahehauheuauhe
em relação as vitrines q ele falou no post, a reciproca é verdadeira, aqui hoje, estamos no inverno ainda, e a TNG, Colcci, etc.. ja estao exibindo bermudas e camisetas de manga curta nas vitrines, quando oq a gnt + quer é um bom moletom, auheuaheuahuehauheuha
mas é isso.
Abração!

10/8/07 11:43 PM  
Blogger André Gamma falou...

caramba, Manaus é quente mesmo??? gostaria de te add no msn! estou indo morar em Manaus e gostaria de obter mais informações!
abraço!
andre gamma
andreferruccio@hotmail.com

17/8/07 10:32 PM  
Anonymous Anônimo falou...

estou indo para manaus e estou com pavor desse calor eu odeio gostaria que vc falasse mais de manaus o que tem de bom qualquer coisa meu imal e polliannaf@YAHOO.COMBR

3/12/08 7:55 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Oi muito bacana esse seu depoimento, achei muito engraçado!
Essa é uma razão por eu odiar morar aqui em manaus, ainda bem q eu estou com contagem regressiva de ir embora daqui!
Deuzulivre! quero viver e não morrer de calor.
Até :*
bacana seu blog.

5/9/09 8:52 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Agora está fazendo 22º C em Manaus, em plena tarde de Quinta, pra nós aqui de Manaus é "frio", mas claro pro povo do sul é normal ou quente. Começou a estação chuvosa, aff, chuva o dia inteiro sem parar. Pelo menos o clima é agradável. Diferente do abafado de Junho à Outubro.

AVISO: NUNCA VENHA À MANAUS DE JUNHO À OUTUBRO(calor, ar seco, poluição do ar, suor abundante e queimadas). INFERNO PROVISÓRIO É AQUI DURANTE ESSA ÉPOCA.

Porém, de Dezembro(devido às nevascas americanas, as chuvas geladas são em abundância) à Abril a temperatura é suportável. O mês mais ameno é Fevereiro, amo Fevereiro.

17/12/09 5:19 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Ei pessoal, que nada, 22 graus é otimo pros gauchos, teve dias em porto alegre que chegou a 40 graus!

28/12/11 2:17 AM  
Blogger Éder Fonseca falou...

kkkkk eu ri demais dessa matéria!frio com 25°?aqui em uberlândia,em pleno cerrado,isso é agradável!

29/3/13 6:38 PM  

Postar um comentário

<< Home