quarta-feira, janeiro 18, 2006

Alentejano de Portugal

Bom, visto que está que o blog já começou e há algum tempo, aqui vou falar-vos (e vai ser longo e chato, vos garanto) do meu Sotaque!

P'ra começar eu falo mesmo de maneira diferente da vossa! Mesmo muito diferente! Eu trato-vos por tu, vocês tratam-me por você, essa deve ser, de longe a maior diferença! Mas que tem piada tem! :)
Depois há muitas diferenças, mas quando se chega ao meu sotaque.... esse aí transmite calma, transmite paz, tranquilidade. Quando se fala em alguém preguiçoso - é um alentejano. Quando se vê alguém a descansar no meio de uma tarde de calor impossível - é alentejano. Quando se goza por alguém demorar mais tempo a perceber qualquer coisa ou é alentejano ou é loura (e eu que sou as duas coisas...).

No Verão faz muito muito calor, estamos há quase dois anos em seca, temos falta de água, sabemos poupar água, temos planícies castanhas de perder de vista, temos flores em pleno Inverno, temos cegonhas todo o ano, temos limões todo o ano, apanhamos Sol agora, batemos o dente de frio em casa porque todas as casas são frescas, "caiamos" as casas quase todos os anos, gostamos de dizer "a gente" e usar mal a pessoa do verbo ("a gente vamos" quando devia ser "a gente vai"), nesta parte do Alentejo não usamos muito o gerúndio, mas quanto mais descemos mais estamos cantando a língua como vocês do outro lado do Atlântico, tiramos o i do "lete" e pomo-lo no "caféi", gostamos de dizer sim, mas quando é não ficamo-nos pelo "nã", o Manuel passa a "Maneli", gostamos de dormir de tarde porque com o calor é impossível nos mexermos, ou tentem lá conhecer a minha cidade Património da Humanidade em Julho ou Agosto com 42º à sombra? Duvido que a Praça do Giraldo ou que a Capela dos Ossos tenha alguma beleza nessa altura.
Somos pacíficos, tolerantes e não gostamos de confrontos directos, as terras pequenas estão vazias, sem pessoas, sem jovens.
As cidades médias, a decrescer de população, mas onde se se tem uma qualidade de vida fora de série. Ainda se pode brincar nas ruas, ir ao pão a pé, ficar na rua até tarde a conversar, deixar o carro aberto à noite, à porta de casa.

Bom... e com isto tudo já me afastei do tema principal, mas sinceramente, nãos vos conseguia somente vos dizer como é o meu sotaque... tinha de vos explicar muito mais, na minha opinião não ficou por aqui! Tenho de vos contar mais, mas não hoje!

Mais coisas podem ver aqui.

8 Comentários:

Blogger arnoanderson falou...

É a Tamia cedendo sua sensiblidade no Sotaques.

18/1/06 6:34 PM  
Blogger styska falou...

amei o conceito deste blog!* e pelo q já li tem textos mto bons ;)

o sotaque alentejano é mto giro (eu tb tnh algumas origens alentejanas) bem mais giro q o sotaque da minha terra - o Porto - que apesar de linda tem dos piores sotaques de Portugal! lol por isso gosto de ter este sotaque de "apresentador de telejornal" q segundo um amigo meu é o mesmo q não ter sotaque nenhum! :)

bem... adorei o blog, concerteza passarei cá mais vezes! ;)

beijinho pa tds*

18/1/06 9:21 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Nossa, chegou com força, Tamía.

Que coisa linda, dizer lete com caféi...

19/1/06 2:57 AM  
Anonymous Anônimo falou...

Fascinante! Com certeza deu vontade de conhecer sua terra, Tânia! :D

Eu particularmente estava esperando ansiosamwente pelo seu primeiro post, e valeu a pena. :)

19/1/06 3:21 PM  
Blogger Tamia falou...

Sabem que mais... o Ti Maneli esteve com o Ti Coutinho (o mê pai) a beber um caféi com lete e perguntô-me: q'é q'é isso que tás dizendo? o Ti Maneli nã percebeu o que tavas dizendo!

(claro que não tenho tanto jeito como vocês para fazer piadas, mas queria dar-vos um cheirinho de uma conversa possível!)

Beijos para todos!

19/1/06 4:39 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Fascinante esse texto. Sò posso dizer isso: Fascinante.

22/1/06 12:31 AM  
Anonymous Anônimo falou...

Aprendi muito

21/11/09 5:47 AM  
Blogger Aramati falou...

Cheguei a conclusão de que o aletejano é o brahiano portugues.

Muita coisa em comum com os nordestinos brasileiros, desde o clima a fama XD

//masaindaprefirosotaquedoporto

25/1/13 9:12 PM  

Postar um comentário

<< Home