sábado, março 18, 2006

Arrogância

do Lat. arrogantia
s. f., orgulho;
soberba;
altivez;
presunção;
insolência;
audácia.

É uma palavra complicada essa. Com toda certeza conhecemos alguém arrogante, mas será que conseguimos observar isso em nós mesmos?
Não que isso faça parte de nossa natureza o tempo todo (ok, de alguns parece fazer), mas temos nossos lapsos. Um momento de vaidade exacerbada, uma demonstração de conhecimento um pouco mais que necessária, enfim, coisas que podem acontecer sem que percebamos.
Enquanto escrevia pensei em usar a palavra vítima: "somos vítimas de tal coisa..."
Mas não. Não somos vítimas. Muito longe disso.
Creio que a arrogância se manifesta quando há conhecimento sem discernimento e humildade. E também quando nos encontramos em determinada situação de poder, o tal "estar por cima da carne seca".
Todos conhecem a velha frase:
- Você sabe com quem está falando?

Pois é...

Ficamos deslumbrados com nós mesmos, como Narciso diante do lago.
A arrogância e vaidade são irmãs.

E todo mundo sabe como termina essa história.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo falou...

Filme: Adivigado do diabo!
Cena final: Vaidade, de todos! Meu pecado favorito!(Dita pelo próprio...)
Acho q vaidade, orgulho, e arrogância se misturam na pior e mais doce mistura q todos tomamos!
Pelomenos algumas vezes na vida!!!
E eu tenho q admitir q gosto dessa mistura.

18/3/06 11:15 PM  
Blogger styska falou...

"A arrogância e vaidade são irmãs."
subscrevo inteiramente! (e o advogado do diabo é um filme excelente!)
este blog é mm mto bom... cada texto é melhor q o outro! :)
***

19/3/06 3:08 PM  
Blogger Tamia falou...

Será que não usamos a arrogância como defesa e escudo de nós próprios?

Sim, já fui arrogante, não, não sou arrogante, mas sempre que o fui usei a arrogância como arma para me proteger dos outros.

É estranho, sei que é errado, mas era a única maneira de não me magoar e dizer o que queria dizer sem mostrar as minhas emoções.

Mas esta sou eu...

19/3/06 9:09 PM  
Anonymous Anônimo falou...

Todo mundo tem um pouquinho de arrogância dentro de si. É triste, é chato, é penoso, mas tem. Pq a arrogância é o amor-próprio em exagero. E qualquer coisa em exagero faz mal...

Quanto à maldita frase "você sabe com quem você tá falando?", eu a ouço no mínimo uma vez por semana. E toda vez, eu me limito a dizer apenas a verdade: "não!".

É isso...

21/3/06 12:05 PM  

Postar um comentário

<< Home