terça-feira, setembro 12, 2006

09/11

Há 5 anos estava a preparar-me para ir de viagem. Preparava-me para a maior viagem da minha vida. No momento não notei nada de especial, não vi grandes alterações na minha vidinha, aqui na minha cidade. Para onde fui...
No aeroporto a despedida foi à porta, a falar com os meus pais pelo telemóvel, com um vidro a separar-nos. À chegada a Berlin, e visto lá ter passado grande parte do dia à espera, senti os polícias a vigiarem-me, acho que só descansaram quando me viram falar português ao telefone com os meus pais.
Durante o meu tempo lá notei que todos parecíamos ser vigiados, polícia nos sítios mais importantes, consulados com demasiada escolta, ruas cortadas com carros blindados, nunca tinha visto tanques de guerra, metralhadoras, sabem aquelas zonas com sacos e metralhadoras que só se veem em filmes? Assim estava toda a rua da Embaixada dos E.U.A.. Nos meus passeios por Berlim notava que as coisas estavam diferentes, mas como eu estava isolada, raramente lia as notícias, não via televisão, acho que há coisas que me passaram ao lado, há pormenores que só depois de os ver, agora, mostram-me quão monstruoso foi o que aconteceu.
Não sei como alguém se pode regozijar de ter feito o que fez. Não entendo a violência, não entendo a matança de pessoas que não têm nada a ver, que apenas estavam a trabalhar!
Há 5 anos ouvi dizer que ainda bem que ainda não eram 9horas... senão aí tinham morrido mais pessoas.. Desapareceram 3000! 3000! Há quem ainda não tenha um corpo para chorar, para enterrar, para encerrar o assunto. Há quem espere.

Há 4 anos andava tão atarefada com o meu estágio que quase me passou ao lado, não parei para pensar no que tinha acontecido.

Há 3 anos a saudade de Berlim bateu.

Há 2 anos a saudade de Berlim bateu forte. Nesta altura o que me segurou foi a doença da minha mãe. Acho que teria mesmo voltado para lá. Quem sabe se a minha vida seria diferente. Não me arrependo. A vida é mesmo feito de escolhas.

Há um ano resignei-me que o meu tempo em Berlim já passou.

Este ano... este ano voltei a pensar em Berlim. Este ano a Patrícia morreu. Depois de saber não pensei mais no 09/11 nem em Berlim.
A Patrícia tinha menos dois anos que eu. Não éramos amigas, fomos colegas de curso e é muito estranho morrer alguém com quem estudámos, rimos, trabalhámos. Não fomos próximas. Fomos colegas. Em Maio encontrei-a na cidade onde ela morava e tínhamos estudado. Disse-me que estava feliz, que estudava o que gostava e lhe pagavam para isso. E mais! A bolsa de doutoramento ainda lhe permitia viajar por onde ela gostava. Estava feliz. É isso que me consola.

Há 2 dias a Patrícia morreu.

5 Comentários:

Blogger Tamia falou...

OK, peço desculpa, mas ficou grande... Só depois vi o post do Coyote e achei que afinal não ficou assim tão grande!

12/9/06 10:09 PM  
Blogger Tamia falou...

Pois Mamy... e ainda nãos e sabe o que realmente aconteceu... Morreu ao dormir.

12/9/06 10:18 PM  
Blogger Policarpe di Emili falou...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

13/9/06 12:25 AM  
Blogger Policarpe di Emili falou...

Olá Tamia,
Mês passado perdi um amigo de infância, era jovem, tinha a mesma idade que eu, 22 anos.Postei sobre isso.As circunstâncias de sua morte foram bem diferentes das de sua amiga, mas de uma forma ou de outra, é sempre motivo de grande estarrecimento para nós a morte de alguém ainda na sua juventude sobretudo quando esta pessoa fez parte de nossa vida.
Minhas sinceras condolências...
abraços

Ah!vc disse que ela morreu dormindo?

13/9/06 12:30 AM  
Blogger Tamia falou...

O resultado da autópsia sai hoje.
Ela não era minha amiga, não éramos próximas. Mas conhecia-a bem e recordo o seu sorriso, as suas mãos, os seus grandes olhos verdes.

13/9/06 11:37 AM  

Postar um comentário

<< Home